Saúde na Infância – Programa de 02/10/2019

*Tati Andrade

Conheça mais sobre o pré-natal e o que deve acontecer durante a gravidez para proteger a saúde da mãe e do bebê. É importante que a gestante comece o pre-natal logo que saiba que está grávida e faça 7 consultas. Nessas consultas, inicialmente é necessário conhecer a história da gravidez atual, ter informações de gestações anteriores e sobre condições de saúde, sociais e econômicas da família. É fundamental fazer uma boa avaliação física da gestante, exames de sangue, urina e ultrassom, além de testes como de sífilis e de HIV.

A gestante precisa tomar as vacinas, as vitaminas necessárias para o seu caso, fazer o tratamento adequado de algum problema de saúde que seja identificado, receber orientações sobre a alimentação, o aleitamento materno, o repouso, quais os sinais de perigo e de como reconhecer que chegou a hora do parto. Ela também deve receber a Caderneta da Gestante devidamente preenchida. Ah sim, e é fundamental a gestante já saber para qual maternidade ela deve ir quando chegar a hora do parto. O ideal é a gestante e sua família fazerem uma visita a essa maternidade antes do parto para conhecerem as instalações e a equipe que trabalha na unidade. Não podemos esquecer que os profissionais que atendem o pré-natal, parto e nascimento precisam ter boas condições de trabalho para que possam garantir os direitos das gestantes e dos seus bebês. Esse foi o quadro Saúde na Infância e na próxima semana estaremos de volta falando sobre o parto e o nascimento.

 

 

*Tati Andrade – Médica pediatra e  especialista em Saúde do UNICEF para os estados da Bahia, Minas Gerais e Sergipe,

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.