Saúde inaugura terceiro centro de sequenciamento do Genomas Brasil

O terceiro centro de Sequenciamento do programa Genomas Brasil, promovido através do Ministério da Saúde; teve inauguração nesta segunda-feira (6). De acordo com a pasta, a proposta é sequenciar o DNA de brasileiros para ajudar no diagnóstico e tratamento de doenças raras e complexas; bem como como câncer e doenças cardiovasculares.

O terceiro hub de sequenciamento genômico de alto desempenho foi inaugurado no Laboratório de Biologia Molecular Prof. Dr. Fernando Eugênio Santos Cruz Filho; do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), no Rio de Janeiro. Os primeiros estão instalados no Hospital Israelita Albert Einstein e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Lançado em 2020, o programa Genomas Brasil estabelece um banco de dados genéticos e de saúde de 100 mil brasileiros. Dessa forma, a iniciativa vai sequenciar genes de pessoas com doenças raras; cardíacas, câncer e infectocontagiosas, para ajudar na prevenção, no tratamento e em diagnósticos médicos.

Além disso, considerado um dos equipamentos mais potentes do mundo, o sequenciador instalado no INC possui capacidade para sequenciar cerca de 4 a 5 mil genomas humanos completos em um ano.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.