O Sistema Único de Saúde (SUS) completou mais um aniversário no próximo dia 19 de setembro. Conquista da Constituição de 1988, o SUS foi regulamentado na lei 8080/1990 e desde então já atendeu milhões de pessoas. Apesar disso, as críticas à saúde pública sempre estão presentes na imprensa.
Essa conquista não veio dos políticos eleitos para elaborar a Constituição. Ela vem da sociedade civil, dos movimentos sociais que combateram a ditadura, defenderam o direito à saúde como um direito vinculado à cidadania, que propunham um sistema de saúde de caráter público, sob a responsabilidade do Estado. Daí a ideia de que “saúde é um direito de todos e um dever do Estado”.
Esse sistema estar na Constituição é resultado de um amplo movimento que chamamos de reforma sanitária brasileira, que se organizou nas décadas de 70 e 80.
O assunto foi tema desta quarta-feira (16.09) no”Quadro Saúde é um direito”, veiculado no Programa Excelsior Saúde, apresentado por Patricia Tosta contando com a colaboração técnica da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB-BA e com a parceria do Portal Saúde no ar .
Saúde é um direito: Lei 8080/1990 – Criação do SUS
Por: Yara Oyram
Advogada, Doutora em Saúde Pública, Professora Adjunta do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Participa como suplente do Conselho Estadual de Politicas sobre Drogas (CEPAD) na representação da OAB-BA e da Comissão de Direito Médico e da Saúde da OAB-BA, como membro efetivo.
Ouça o conteúdo desta quarta-feira (16.09)
Redação Saúde no ar