A maioria das pessoas relaciona a qualidade de vida com o “sentir-se bem”, entretanto, os principais fatores que a influenciam são a saúde, o trabalho e o meio ambiente. O conceito de qualidade de vida compreende não só a saúde física como o estado psicológico, o nível de independência, as relações sociais em casa, na escola e no trabalho e até a sua relação com o meio ambiente.
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida está diretamente associada à auto-estima e ao bem-estar pessoal e compreende vários aspetos, como: a capacidade funcional, o nível socio-econômico, o estado emocional, a interação social, a atividade intelectual, o autocuidado, o suporte familiar, o estado de saúde, os valores culturais, éticos e religiosos, o estilo de vida, a satisfação com o emprego e/ou com atividades diárias e o ambiente em que se vive.
A OMS a define como sendo “a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objectivos, expectativas, padrões e preocupações”. Neste sentido, poderemos afirmar que a qualidade de vida é definida como a “satisfação do indivíduo no que diz respeito à sua vida quotidiana”.
Para falar sobre saúde e qualidade de vida, a convidada do programa foi a Endocrinologista, Odelisa Matos.
Sintonize seu rádio às 8h na Rede Excelsior de Comunicação AM 840 e participe. Ligue para o telefone (71) 3328-7666 ou envie uma mensagem para o whatsapp (71) 99681-3998.