Saúde do homem e Pneumonia

O programa Saúde No Ar de hoje (07/11) vai abordar dois assuntos de interesse de todos: Saúde do Homem e a Pneumonia.

O tema Saúde do Homem será o foco da entrevista com Isabela Salgado – Técnica de Saúde do Homem da Secretaria Municipal de Saúde. Ela falará sobre os dados da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador que mostram que a cada três mortes registradas, duas são de homens. Além disso, os homens têm morrido sete amos mais jovens que as mulheres embora o nascimento de homens seja maior, eles morrem mais que as mulheres.

A cada 100 mortes de homens, 41 estão relacionadas a causas externas, no público masculino abaixo de 10 anos, a maior causa de morte é acidente envolvendo meios de transporte entre 11 e 39 anos, a maior causa são as agressões, especialmente os homicídios e acidentes de trânsito. Segundo a Sesab, enquanto 62,3% das mulheres fazem exames de rotina na rede pública de saúde, quando se fala nos homens este número cai para 46,7%.

Já sobre a Pneumonia ficará por conta do Octávio Messeder- Pneumologista e Coordenador da UTI do HP.  A pneumonia é uma infecção nos pulmões e pode ser causada por vários micro-organismos diferentes, incluindo vírus, bactérias, parasitas ou fungos. Os casos mais complicados da doença podem levar à septicemia, uma infecção generalizada do organismo, e culminar na morte do paciente.

Segundo um relatório divulgado recentemente pela  Consultoria britânica Economic Intelligence Unit intitulado “Cuidados preventivos e envelhecimento saudável: Uma perspectiva global”, a pneumonia é a principal causa de mortes por doenças imunopreveníveis (que podem ser prevenidas por meio de vacinação) no mundo.

E para esclarecer qualquer dúvida sobre os assuntos assunto citados, não perca o programa desta segunda-feira (07.11). Acompanhe e participe do programa enviando a sua pergunta pelo WhatsApp: (71) 99681-3998 ou pelo telefone 3328-7666. Sintonize seu rádio na Rede Excelsior de Comunicação: Am 840 AM, FM 106.01, Recôncavo AM 1460 ou baixe o aplicativo no seu smartphone: Rádio Saúde no Ar

 

 

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.