Portal Saúde no Ar

 

Saúde divulga relatório sobre mortalidade materna de mulheres negras

O Ministério da Saúde (MS), com o apoio da Beneficência Portuguesa de São Paulo, divulgou relatório com artigos e dados sobre os efeitos do racismo na mortalidade materna.

O material é resultado da 1ª Oficina sobre Morte Materna de Mulheres Negras no Contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), realizada em novembro de 2023, em Brasília, com a presença de colaboradores da pasta, representantes de secretarias estaduais, organizações de saúde e movimentos de mulheres negras.

De acordo com dados preliminares referentes a 2022, enquanto o número de mortes maternas está em 46,56 para mulheres brancas. No caso das mulheres pretas, o registrado é mais que o dobro: 100,38 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos. No caso das pardas, a incidência é de 50,36. O Brasil assumiu uma meta junto às Nações Unidas de redução para 30 mortes até 2030.

A publicação foi desenvolvida pela assessoria para equidade racial e dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). E apresenta artigos com enfoque nos impactos da iniquidade racial nos índices de mortalidade materna; características sociodemográficas e obstétricas da população negra usuária do SUS; equidade, determinação social e a mortalidade materna; atenção ao pré-natal e ao parto; morbidade materna grave e near miss materno (conceito que define a “mulher que quase morreu, mas sobreviveu a complicações graves durante a gravidez ou o parto”).

A iniciativa é parte da Estratégia Antirracista para a Saúde, uma política elaborada em cooperação com a pasta da Igualdade Racial. Trata-se de uma ação  pioneira ao promover o enfrentamento ao racismo em todas as ações e serviços em saúde e que elenca, entre suas prioridades, a promoção da saúde integral da mulher negra e a atenção à saúde materno-infantil, especialmente a redução da mortalidade materna, infantil e fetal.

 

 

 

Foto: Ministério da Saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe