Saúde divulga guia para alimentação saudável de bebês até 2 anos

O Ministério da Saúde publicou novo guia alimentar para orientar a manutenção da saúde e do bem-estar de bebês menores de dois anos, que inclui a recomendação de uma dieta com itens minimamente processados. O manual completo está disponível no site do Governo Federal.

Dessa forma, a orientação pediátrica pretende diminuir o aparecimento de doenças, ainda na infância, como obesidade, pressão alta e diabetes. Além disso, o manual conta com dicas de alimentação para crianças a partir dos seis meses.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), poucas crianças recebem alimentos complementares nutricionalmente adequados e seguros. Segundo a OMS e menos de um quarto das crianças de seis a 23 meses de idade no mundo atendem aos critérios de diversidade alimentar e frequência de alimentação apropriados para a idade.

Estima-se que a desnutrição esteja associada a 2,7 milhões de mortes de crianças anualmente ou 45% de todas as mortes de crianças.

Assim, para promover melhor desenvolvimento alimentar infantil, o novo guia alimentar da Saúde brasileira classifica os alimentos em quatro categorias, segundo a extensão e o propósito do seu processamento.

Eles podem ser: alimentos in natura ou minimamente processados, ingredientes culinários processados, alimentos processados e alimentos ultraprocessados.

O manual também retoma a classificação para apresentar opções adequadas e saudáveis para essa faixa etária.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe