O ministro da saúde, Marcelo Queiroga, informou em entrevista a Voz do Brasil, que o número de casos de varíola dos macacos encontra-se em estabilização e com tendência de queda.
De acordo com a pasta, cerca de 50 mil vacinas adquiridas pelo ministério que irão combater a doença devem chegar ao Brasil na última quinzena deste mês. Assim, estarão destinadas a pessoas que lidam com materiais contaminados e grupos de risco específicos.
“A vacina pode ser fracionada, ou seja, podemos expandir o número de pessoas beneficiadas”, disse o ministro. Segundo Queiroga, é possível que no segundo semestre de 2023 tenhamos uma vacina nacional para combater a doença. No entanto, o ministro ressalta que o surto na Europa já vem diminuindo.
Na Bahia, até a última segunda-feira (12), a Secretária Estadual de Saúde (Sesab), havia confirmado 75 casos da doença. Sete novos registrados na segunda. O primeiro caso no estado foi registrado em 13 de julho deste ano.
Além disso, Queiroga, ressaltou que a campanha de imunização contra a poliomielite foi prorrogada até o dia 30. A meta do ministério é vacinar 95% do público-alvo, que é 15 milhões de crianças abaixo dos cinco anos.