Ícone do site

O mito das frutas secas

Frutas secas são prejudiciais ou não para a saúde bucal? As Associações de saúde bucal em todo o mundo, incluindo a British Oral Health Foundation, aconselham a evitar frutas secas como petisco, pois elas aderem ao dente e podem, por isso, serem consideradas prejudiciais. Mas, ao revisar a literatura científica referente ao assunto, uma especialista em nutrição do Reino Unido descobriu que essa hipótese pode não ser fundamentada com base científica.

A revisão foi feita pela Dra. Michèle Sadler, nutricionista registrada oficialmente pelo estado, comenta que “Há uma falha em dados científicos de qualidade para apoiar o aconselhamento de evitar a ingestão de frutas secas com base em parâmetros da saúde bucal, e é necessário mais pesquisa”.

Confira também

Selfies melhoram saúde bucal

Estética dental pode prejudicar a saúde

A pesquisadora descobriu que o consumo de frutas secas é propicia para certos benefícios para a saúde bucal. Ela explica que consumi-las requer mastigar com mais força, “o que encoraja o fluxo salivar”. Além disso, destaca que esses alimentos possuem componentes antimicrobianos e sorbitol.

Para a nutricionista, a recomendação do consumo de frutas secas deveria considerar seus benefícios nutricionais, como “a alta taxa de fibra, pouca gordura e níveis úteis de micronutrientes”.

Algumas frutas secas e vegetais fazem bem aos dentes porque são ricos em água, fibra, vitaminas e minerais e como demoram muito tempo a ser mastigados, principalmente quando são ingeridos crus, estimulam a produção de saliva e promovem uma limpeza mecânica dos dentes, que é muito importante para limpar os dentes, protegendo das bactérias.

Fonte: ABO

Redação Saúde no Ar*

Taiane Silva

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile