Saúde bucal em Salvador é a melhor entre as capitais do Nordeste

A capital baiana tem a melhor saúde bucal entre as capitais do Nordeste, aponta um Levantamento Epidemiológico em Odontologia realizado pela Secretaria Municipal da Saúde – SMS, em parceria com a Universidade Federal da Bahia – Ufba.

De acordo com o estudo da Comissão de Saúde Coletiva e Pública, somente 20% da população de Salvador tem acesso ao serviço de atenção básica de saúde bucal.

A pesquisa contou com dados de aproximadamente 8 mil pessoas, de diversas faixas etárias, com o objetivo de diagnosticar a situação odontológica dos habitantes do município, assim como as regiões que apresentam piores índices para que o resultado possa subsidiar o planejamento de estratégias para os próximos anos. As coletas de dados foram realizadas entre os meses de abril e setembro deste ano, foram coletados dados amostrais.

Para a responsável pela Saúde Bucal de Salvador, Ticiane Mendonça, os resultados foram bastante satisfatórios, sobretudo, nos distritos sanitários do Pau da Lima e Subúrbio Ferroviário. Ticiane deestacou que obteve os melhores indicadores desde os últimos levantamentos realizados.

A média de dentes cariados, obturados e perdidos – CPOD, na faixa etária de 12 anos, foram uns dos dados apontados no estudo.  Foi obtido um indicador de 0,8%,  ou seja, menos de um dente com cárie a cada 100 indivíduos. Ainda de acordo com o levantamento aproximadamente 65% dessa população não possui cáries.

*Redação Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.