A partir deste mês de setembro o Ministério da Saúde iniciou a ampliação do público-alvo da vacinação contra a meningite e HPV. A partir agora a vacina meningocócica ACWY estará disponível temporariamente para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos. Além disso, os meninos de 9 a 14 anos poderão se vacinar contra o HPV de maneira permanentemente.
Dessa forma, a vacina contra meningite está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos. Até junho de 2023, adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar.
O Ministério afirma que a vacina meningocócica ACWY (conjugada) é distribuída mensalmente aos estados. De acordo com o ministério, a ampliação tem como objetivo reduzir o número de pessoas com a bactéria na região da nasofaringe.
A indicação é tomar uma dose ou reforço, conforme a situação vacinal. Segundo a pasta, no caso do HPV, a ampliação incluiu meninos de 9 e 10 anos. Com isso, a vacinação passa a ser para qualquer pessoa de 9 a 14 anos de idade, independentemente do sexo.
Estima-se que o Brasil tenha de 9 a 10 milhões de infectados pelo HPV e que, a cada ano, sejam registrados 700 mil casos novos da infecção.