PORTAL SAÚDE NO AR

Saúde: alimentos que ajudam a produzir colágeno

Colágeno, é a proteína responsável em da melhor aspecto e mais saudável;  produzida no organismo com o passar dos anos. Contudo, apesar do processo natural, é muito importante buscar soluções para que desacelerar o envelhecimento. S

1- Carnes e ovos

O colágeno é composto por uma receita de vários aminoácidos. Toda a proteína, principalmente de fonte animal, é rica desse elemento e, por isso, alimentos como peixes, carnes bovinas, ovos e frango são essenciais.

2- Frutas vermelhas

Além disso, as frutas vermelhas podem ajudar na formação do colágeno. “As fontes vegetais são também muito necessárias. Não adianta só consumir as proteínas animais”, afirma Mariana. Suco, purê, ou sobremesas ficam uma delícia. A regra é clara: contanto que sejam as frutas, mesmo congeladas, é válido.

3- Vegetal verde-escuro

Por outro lado, os vegetais escuros, ricos em clorofila, têm o pigmento que ajudam a proteger a pele do envelhecimento e combatem radicais livres. “Brócolis e repolho verde são boas opções, principalmente para veganos e vegetarianos”.

4- Frutas cítricas

Frutas cítricas são ricas em vitamina C. Os flavonoides agem na função de antioxidantes, o que atrasa o envelhecimento e favorece a pele. “A gente conhece muitos produtos e cosméticos que são ricos em colágeno e vitamina C porque essa dupla tem que andar junta”, ressalta a especialista.

5- Aveia 

Assim, em forma de farelo fino, floco ou grão, a aveia é uma ótima opção para os veganos. Ela é versátil e  pode ir em todas as preparações, tanto doce quanto salgada. “O alimento é completo e, por isso, tem uma gama muito diversa de nutrientes”, diz a nutricionista.

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.