Saúde adquire 12 milhões de doses para reforçar vacinação

vacinazika1

O Ministério da Saúde adquiriu cerca de 12 milhões de doses da vacina para febre amarela para entregas que iniciam imediatamente e seguem até o fim de março. O quantitativo vai reforçar o estoque estratégico da pasta e atender a demanda do país. Deste total, 8,46 milhões foram produzidas por Fiocruz/BioManguinhos (subordinada ao Ministério) e outras 3,5 milhões serão enviadas pelo Grupo de Coordenação Internacional (GCI).

Para garantir o estoque estratégico no país, o Ministério da Saúde solicitou à GCI doses extras da vacina. Já foi autorizada a liberação de 3,5 milhões de doses que serão destinadas às áreas priorizadas. As doses serão transportadas por meio aéreo da França até a Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Insumos (Cenadi), localizada no Rio de Janeiro. O CGI é composto por quatro agências: Organização Mundial da Saúde (OMS), Federação Internacional da Cruz Vermelha e Sociedades do Crescente Vermelho (IFRC), Médicos Sem Fronteiras (MSF) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com secretariado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS).

Já na produção nacional, a Fiocruz/BioManguinhos mantém uma produção de 6 milhões de doses por mês, cerca de 1,5 milhões de doses a mais do que a rotina. Com um novo aumento da demanda, foi estabelecido que o  volume a ser produzido passará a 9 milhões de doses mensais. Ou seja, um novo aumento de 50% na produção toda das unidades da fundação.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.