Informe publicitário

Saudade – Sentimento ou Doença?

O primeiro mês do ano trás inúmeras discussões sobre bem-estar e a saúde emocional. Para elevar o debate sobre o tema foi criada a Campanha Janeiro Branco com objetivo de alertar sobre a importância do cuidado com a  saúde mental. A  iniciativa leva pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema.

Entretanto, mesmo o mês chegando ao fim é preciso ressaltar que o cuidado com a Saúde mental é de extrema importância, para vida e desenvolvimento social de todas as pessoas independente da idade.  Janeiro termina, mas o alerta continua. Cuidar da saúde mental é também ter consciência sobre os sentimentos e entre eles,  está a saudade que povoa o imaginário de escritores e poetas comemorada em 30 de janeiro.

Com o propósito de falar sobre o assunto o Saúde em Foco desta quinta-feira (29), entrevistou a Neuropsicóloga e Especialista em Comportamento e Saúde Mental, Suzana Lyra Responsável técnica da Clínica Via Humana. De acordo com pesquisa publicada pela British Broadcasting Corporation (BBC) a palavra “Saudade” da língua portuguesa é a mais difícil de ser traduzida entre todos os idiomas.

A saudade, pode ser associada a perda e a melancolia, mas é possível sentir saudade de pessoas, lugares ou até mesmo de objetos. De acordo com  Suzana, é preciso ressignificar essa relação.”A saudade pode ser também um sentimento positivo, trazendo memórias do passado, prazeres da infância. Saudade não quer dizer que estamos separados e sim que podemos lembrar daquele momento vivido, guardado na memória e no coração”, explicou.

E quando esse sentimento  se torna doença? Aí é preciso buscar meios de cuidar e equilibrar a  saúde mental: com terapias ou atividades que proporcionem prazer e bem-estar.

Sobre a Clínica

A Clínica Via Humana, oferece diversos serviços voltados a saúde mental, com profissionais altamente qualificados. Realizando atendimentos na Avaliação Neuropsicologica, dificuldade de aprendizagem Demência Teste de QI, Transtornos do Humor ,bem como atendimento a pessoas com: Ansiedade, Autismo, Dislexia, TDAH, Dependência química. Além de atendimento domiciliar (quando necessário). Atendendo públicos de diferentes idades: crianças, adolescentes, idosos, casais. O local oferece também cursos e workshops na área.

Responsável Técnica: Drª Suzana Lyra 

Neuropsicóloga e Especialista em Comportamento e Saúde Mental.

Endereço: Centro Médico Salvador – Av. Juracy Magalhães Júnior, 2490 – 101 – Rio Vermelho, Salvador – BA, 41940-060. Abre às 09:00h
Telefone: (71) 3497-5727 / (71) 9-9955-8856 (whatsapp) / (71) 3018-3735

Site: https://www.clinicaviahumana.com.br/

Facebook | Instagram

Leia também: Quando comprar torna-se um problema de saúde

Veja entrevista sobre Saudade e saúde mental: Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Extrato bancário terá nomeclatura única para todos os bancos

Os termos utilizados nos extratos bancários passarão a ser padronizados para todos os bancos  a…

6 horas ago

Os piores gatilhos da rinite alérgica e como preveni-los

A Associação Brasileira de Otorrinolaringologia destaca que ácaros, mofo, pelos de animais, polén, fumaça e…

9 horas ago

Previsões para o futuro da humanidade

O físico Heinz von Foerster, nascido em 1911, previu que em 2026 poderíamos ver níveis…

11 horas ago

Centro de panificação abre vagas para trabalho temporário

As Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) estão disponibilizando cerca de 30 vagas para trabalho temporário…

11 horas ago

Salvador inicia campanha de vacinação antirrábica animal nesta segunda (8)

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (8), a campanha de vacinação antirrábica…

12 horas ago

Câncer de bexiga- Mais de 19 mil mortes em 4 anos

Dados do Sistema de Informações do Ministério da Saúde (SIH/SUS) indicam mais de 110 mil…

13 horas ago