Sarampo e outras doenças respiratórias

schedule
2015-06-22 | 19:16h
update
2022-02-13 | 20:31h
person
www.portalsaudenoar.com.br
domain
www.portalsaudenoar.com.br
Sarampo e outras doenças respiratórias

Muita gente sabe que doenças respiratórias são provocadas através da poluição do ar que contribui para isso porque alimenta partículas e fungos que podem incluir poeiras tóxicas, fumaça, pelos de animais, odores e perfumes que atuam como agentes alérgicos. Mas, poucos sabem que o sarampo é uma das doenças causadas pela poluição. Isso mesmo.

O sarampo é provocado pelo  Morbili vírus (os homens e os macacos são os únicos animais que abrigam naturalmente esse vírus) e o seu contágio ocorre por meio de saliva ou secreções respiratórias das pessoas. Os sintomas são manchas avermelhadas pelo corpo, febre, tosse, mal estar, conjuntivite, perda de apetite e coriza. Para a recuperação, é necessário repouso, alimentação leve e muito líquido.

Outra doença respiratória é a Bronquite Alérgica, ou bronquite Asmática, que ocorre por causa da inflamação dos brônquios, ramificações do pulmão onde o ar passa. Causada por alergias, pode ser curada quando o agente alérgico for identificado e o medicamento agir no pulmão para desinflamar a região acometida, facilitando a passagem do ar. Seus sintomas são: dificuldade para respirar, tosse com catarro, boca e ponta dos dedos arroxeados.

A asma causa inchaço e estreitamento das vias do pulmão havendo dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse. Para as pessoas que têm asma, a poluição é um agravante; e para quem não tem, a exposição excessiva às áreas poluídas pode desencadear a doença.

Por último, vamos citar uma das mais graves : o câncer de pulmão . Pessoas que cresceram em áreas de grande poluição estão mais propensas a desenvolver esse tipo de doença. O acúmulo de partículas pode dar origem a um broto canceroso, o início da doença no corpo do paciente. É comprovado que a poluição aumenta e risco de câncer, tanto quanto o fumo passivo.

É fundamental sempre que se sentir algum sintoma a procura de um médico para um diagnóstico correto. A automedicação é arriscada, visto que para cada doença existe uma medicação específica e controlada por receita médica.

Fonte: Blog Pensamento Verde
A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
www.portalsaudenoar.com.br
Privacidade e Termos de Uso:
www.portalsaudenoar.com.br
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
26.07.2024 - 09:31:51
Uso de dados e cookies: