Sarampo – Teve aumento de 18% dos casos – Lista das cidades e novos números no país

O Ministério da Saúde informou nesta quarta- feira (04/09)  que, de 9 de junho até 31 de agosto, 2.753 casos de  sarampo foram confirmados no país.

Nos últimos 90 dias a doença foi registada  em 13 estados brasileiros. Um aumento  de 18% em relação ao último boletim divulgado (28/08). No período, houve quatro óbitos, em decorrência da complicação do quadro de saúde dos pacientes, três em São Paulo e um em Pernambuco.

Segundo o Ministério da Saúde, o número se deve a confirmação clínica de casos que estavam em investigação anteriormente.

Recomendações do Ministério da Saúde:

o governo federal estabeleceu a vacinação de todas as crianças com idade entre 6 meses e 11 meses e 29 dias, grupo em que a doença pode, facilmente, se tornar letal. Nesse caso, é aplicada a chamada dose zero.

Outra recomendação é de que, ao completar um ano de idade, as crianças recebam a primeira dose. A segunda dose, a última a ser tomada por toda a vida, é aplicada aos 15 meses de idade.

O Ministério da Saúde também recomenda que todas as  as crianças de seis meses a menores de um ano de idade, que irão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo devem tomar a vacina antes da viagem.

O Ministério da Saúde registrou, entre os dias 05 de maio e 03 de agosto deste ano, 907 casos confirmados de sarampo no Brasil, em três estados: São Paulo (901 casos), Rio de Janeiro (5) e Bahia (1).

Lista das cidades:

São Paulo

Atibaia

Barueri

Caçapava

Caieiras

Campinas

Carapicuíba

Diadema

Embu

Estrela d’Oeste

Fernandópolis

Francisco Morato

Guarulhos

Hortolândia

Indaiatuba

Itapetininga

Itaquaquecetuba

Jales

Jundiaí

Mairiporã

Mauá

Mogi das Cruzes

Osasco

Peruíbe

Pindamonhangaba

Praia Grande

Ribeirão Pires

Ribeirão Preto

Rio Grande da Serra

Santo André

Santos

São Bernardo do Campo

São Caetano do Sul

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Sorocaba

Sumaré

Taboão da Serra

Taubaté

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Paraty

Nilópolis

Bahia

Salvador

 

Fonte: Ministério da Saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.