Trabalhadores que já optaram pelo saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); já podem ter acesso à cota de 2022. Contudo, as retiradas acontecem seguindo o mês de aniversário.
Assim, cerca de 1,3 milhão de pessoas nascidos em janeiro podem fazer o saque desde a última segunda-feira (3). O Saque- Aniversário, criada em 2019; entrou em vigor em 2020; dessa forma, com a modalidade é possível a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa.
De acordo com a Caixa, o período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Dessa forma, os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.
Além disso, a adesão a modalidade é voluntária podendo ter o cancelamento por meio do aplicativo oficial do FGTS; disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS. Do mesmo modo, o pedido pode acontecer no site da Caixa Econômica Federal ou nas agências do banco. Contudo, a adesão acontece no mesmo caso se o trabalhador optar pelo saque-aniversário até o último dia do mês de nascimento. Caso contrário, só receberá a partir do ano seguinte.
Ainda assim, vale ressaltar que o pagamento da multa de 40% no aso de demissão sem justa causa está mantido. As demais possibilidades de saque do FGTS – como compra de imóveis, aposentadoria e doenças graves – não são afetadas pelo saque-aniversário.
Saiba como ajudar moradores das áreas afetas
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.
Apoie e compartilhe