Sapatos com GPS para idosos

O Japão inventa mais uma novidade na área de tecnologia, que pode ser muito útil para quem tem familiares que sofram com problemas de demência. Embora tenha sido criado para ajudar idosos, os sapatos com GPS podem ter uma utilidade mais abrangente, servindo para pessoas que tenham outros tipos de doenças.

Os sapatos foram desenvolvidos pela empresa japonesa Wish Hills com o objetivo de ajudar a localizar idosos com demência, que podem se perder e não conseguir voltar para casa. Os “GPS Dokodemo Shoes mostram a posição do usuário em dispositivos como smartphones e computadores com um número de identificação e senha.

Ao se afastar mais de 50, 100 ou 500 metros de casa, dependendo do número programado, uma notificação sobre a posição da pessoa é enviado ao dispositivo móvel, mostrando a posição do usuário em um mapa para que seja mais fácil iniciar a procura.

O problema está no preço dos calçados, que não são nada baratos: custam R$ 1.000, ou seja 35 mil ienes, e estão disponíveis apenas no Japão, país onde um quarto da população tem mais de 65 anos.

Redação Saúde no Ar

(A.V)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.