Radioterapia de ponta no São Rafael

Os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) já dispõem de um tratamento radioterápico intraoperatório para combater o câncer de mama. O aparelho que realiza a radioterapia pode ser encontrado no Hospital São Rafael, pioneiro no país a adquirir o aparelho Intrabeam (foto), e até agora o único na Bahia.

Conforme o coordenador do Serviço de Mastologia do hospital, Ézio Novais,o aparelho representa um avanço para o tratamento de pacientes com câncer de mama, por reduzir os efeitos colaterais da radioterapia convencional

O equipamento permite que a irradiação ocorra durante a cirurgia, substituindo o tratamento convencional de seis semanas por uma aplicação em dose única.

Segundo Novis, “diferente do procedimento convencional,a radioterapia intraoperatória é feita logo após a remoção do tumor, ainda durante a cirurgia, explica.

O processo é realizado através de um acelerador linear de elétrons miniaturizado com feixe de fótons de baixa energia (40kVp), e dura de 20 a 30 minutos. “Durante o procedimento, a posição do tumor é calculada e ele é removido. Feito isso, o Intrabeam é colocado na cavidade para fazer a irradiação. Em seguida, o aplicador é retirado e a incisão fechada”, esclarece o médico.

Apesar de ter aproximadamente 600kg, o Intrabeam é considerado um aparelho portátil e pode ser conduzido para diferentes salas de cirurgia sem grandes dificuldades. Contudo, Ézio faz uma ressalva. “O aparelho é indicado apenas para pacientes no estágio inicial da doença, com tumores de até três centímetros”, por isso, a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce.

O Hospital São Rafael foi o primeiro no país a adquirir o equipamento, no ano passado e, hoje, somente mais dois hospitais de São Paulo dispõem do aparelho. No início, o tratamento era feito, na Bahia, somente de forma particular, o que fez com que o São Rafael articulasse a inclusão da radioterapia Intraoperatória, através do SUS. Alguns planos de saúde também já passaram a cobrir o procedimento.

*Redação Portal Saúde no Ar

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.