São Paulo é campeã em problemas mentais no mundo

A capital paulista é considerada a metrópole com a maior ocorrência de problemas mentais em todo o mundo, com cerca de 30% da população, segundo um estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS).  Para a pesquisa, foram analisadas 24 cidades em diferentes países.

A pesquisa São Paulo Megacity Mental Health Survey, aponta uma incidência de problemas mentais em 29,6% da população em toda São Paulo. Entre os problemas mais frequentes estão a ansiedade, mudanças comportamentais e abuso de substâncias químicas.

Segundo os pesquisadores, a alta incidência de problemas mentais é causada pela alta urbanização juntamente com privações sociais. A ansiedade é o problema mais comum, afetando 19,9% dos 5037 entrevistados pela pesquisa. Os mais vulneráveis são os homens migrantes e as mulheres em regiões de inconstância social.

A maior ocorrência de casos graves, também está na capital paulista afetando 10% da população, à frente dos Estados Unidos com 5,7% e da Nova Zelândia, com 4,7%. Depois de São Paulo, representante brasileira no ranking da OMS, aparece a cidade norte-americana, com pouco menos de 25% de incidência de perturbações mentais.

A pesquisa em São Paulo foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e realizada por Laura Helena Andrade, professora do Departamento e Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e Maria Carmen Viana, professora do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal do Espírito Santo.

O trabalho faz parte da Pesquisa Mundial sobre Saúde Mental, iniciativa da OMS, coordenada globalmente por Ronald Kessler, da Universidade Harvard.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.