São Paulo- Casos de menigite aumentaram 23%

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, divulgou que nos seis primeiros meses deste ano, o estado de São Paulo registrou 2.303 casos de meningite, um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve 1.869 confirmações da doença.

Além da capital, São Bernardo do Campo e Santo André (ABC), Campinas (interior) e Guarulhos (Grande São Paulo) são os municípios com mais casos da doença, segundo a pasta.

Em relação ao número de mortes, houve queda de 32,60%. Foram 155 no primeiro semestre deste ano contra 230 no mesmo período do ano passado. São Paulo, Guarujá, Guarulhos, Osasco, Ribeirão Preto e Santo André contabilizam mais óbitos.

Em todo o ano de 2022, o estado de São Paulo teve 5.131 ocorrências e 450 mortes por meningite.

Na capital paulista, de janeiro a junho deste ano, houve 1.060 casos e 79 mortes por meningite. Destes, 73 casos e 15 óbitos foram registrados para doença meningocócica, apresentação mais grave.

A vacina Meningocócica C (Conjugada) está implantada na rotina de vacinação para crianças menores de um (1) ano de idade com o seguinte esquema vacinal: duas doses, aos três e cinco meses de idade, com intervalo de 8 semanas entre as doses, mínimo de 4 semanas e um reforço, preferencialmente aos 12 meses.
Quem deve tomar vacina meningite 2023?
Saúde amplia vacina contra meningite para pessoas de 15 a 19 anos e profissionais da educação Medida é temporária. Doses estão disponíveis em todos os centros de saúde de Campinas enquanto durarem os estoques; vacina continua disponível para outras faixas etárias e trabalhadores da saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe