Na última nesta terça-feira, dia 09 de junho, foi renovado o Protocolo de Intenções para repasse de recursos financeiros firmado entre a Prefeitura de São Francisco do Conde e a Liga Baiana Contra o Câncer- LBCC, mantenedora do Hospital Aristides Maltez- HAM. O objetivo é de auxiliar o funcionamento do hospital, que é referência no tratamento de câncer.
Na assinatura do Protocolo de Intenções estiveram presentes o prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, Bráulio Franco e Carlos Santa Rosa, representantes da LBCC; a vereadora Arlete Medeiros, autora do projeto de repasse de recursos; Dinazilda Ferreira, fundadora da Liga Contra o Câncer no município e tida como baluarte desta causa; Vilma Pereira, líder do grupo Poderosas Iluminadas; a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria e o vice-prefeito de São Sebastião do Passé, Dr. Breno Meira. Além destes, a maioria dos vereadores estiveram na mesa durante a sessão especial.
O prefeito de São Francisco do Conde, afirmou: “Este projeto foi aprovado na época da nossa saudosa Rilza e os vereadores aqui aprovaram por unanimidade. É assim que se faz política. Eu não seria irresponsável em não dar continuidade aos projetos da gestão Rilza Valentim e Evandro Almeida”, “Esse valor que nós estamos dando a vocês não paga tudo o que vocês já fizeram pelo nosso povo. Se Deus quiser, no ano que vem vamos aumentar mais ainda este valor”, salientou o gestor do município.
Os representantes do Hospital Aristides Maltez, Bráulio Franco e Carlos Santa Rosa falaram sobre o trabalho da instituição que realiza cerca de 9 mil cirurgias anualmente, sendo o Hospital que mais faz cirurgias de câncer no Brasil; o segundo lugar tem apenas 6 mil por ano. Segundo Bráulio Franco, “Ninguém representa a Liga Baiana Contra o Câncer nesta solenidade melhor do que Dinazilda”. Ele salientou ainda que esta é uma luta levantada no município por mulheres como: Rilza Valentim, Arlete Medeiros, Telma Silva e Vilma Pereira. Porém foi abraçada pelo prefeito Evandro Almeida. “Agradecemos publicamente a esse gesto virtuoso”, declarou.
Bráulio salientou também que no último ano o HAM atendeu a 416 cidades dos 417 municípios que compõem a Bahia. Além disso, explicou que apenas 102 deles contribuem com o Hospital e nenhum deles com valor sequer parecido com o que São Francisco do Conde contribuiu.
Com a assinatura do Protocolo de Intenções São Francisco do Conde também recebe os seguintes benefícios do HAM:
Um “aparelho mamógrafo”, modelo Shimatzu, a ser instalado na região do Caípe para atender a toda a região circunvizinha ao bairro; treinamento de técnicos que vão operar o equipamento; 10 leitos na pousada para atender os pacientes em tratamento prolongado e sem condições de acomodação na capital, alojamento ainda oferece refeições, apoio psicológico, assistência religiosa e oficinas de trabalhos manuais; 20 vagas para exames de eletrocardiograma no último sábado de cada mês; “Programas de Treinamentos” na área da saúde que sejam de interesse da Secretaria; Serviço de Anatomia Patológica, com a realização de 10 exames semanais e até 30 lâminas de citologia vaginal, e a cada mês, a LBCC disponibilizará, na última segunda-feira do mês, 4 tomografias computadorizadas.
Fonte: Prefeitura de São Francisco do Conde ( Ascom)
JR