Durante o período de 11 a 21 de abril, a cidade de Santo Amaro sofreu com a enchente do rio Subaé. A Secretaria Municipal de Saúde, realizou um levantamento de todas as áreas do município que foram atingidas. Trapiche, Bonfim, Sacramento, Derba e Sinimbú foram as localidades mais afetadas e que receberam maior atenção de toda equipe de saúde.
Durante o período da enchente, foram administradas, 830 doses de Antitetânica (DT), distribuidos, 1.500 hipoclorito: realizadas, 134 consultas; 143 aferições de pressão arterial; 71 glicemia capilar, além do acompanhamento dos quadros pelas equipes e orientações sobre o uso da água e dos alimentos após a enchente.
Médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, dentistas, agentes comunitários de saúde, vigilância epidemiológica, equipe de zoonoses, equipe do Melhor em Casa, equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Atenção Básica estiveram presentes durante todo este período, promovendo a imunização da população, agindo de forma preventiva no combate a leptospirose, dengue e Chinkungunya.
Durante este período, as equipes de vigilância sanitária do Estado, vigilância ambiental, equipe do programa vigidesastres, e a Embasa , contribuíram para o trabalho da equipe no município, ajudando a fazer todo levantamento e acompanhamento das famílias mais afetadas.
No relatório apresentado, 1.528 pessoas foram atendidas, abrangendo 486 famílias. A informação foi dada pela Secretaria Municipal de Saúde do município.
JR.