A Santa Casa de São Carlos recebeu a verba de R$ 528,7 mil do governo federal, na semana passada, para realizar cerca de 800 novas cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio. A primeira etapa foi realizada no sábado, 25, com 110 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A projeção é que o próximo mutirão, que ainda não tem data definida, de cirurgias de catarata, venha a atender 210 pacientes.
A população de toda a região, que inclui Ibaté, Descalvado, Dourado, Ribeirão Bonito e Porto Ferreira, além de São Carlos, pode se inscrever, desde que possua um encaminhamento oftalmológico que confirme a necessidade da cirurgia. Além disso, é necessário apresentar RG, CPF, comprovante de residência e o cartão do SUS.
Dados do Ambulatório de oftalmologia da Santa Casa indicam que a catarata não tem idade correta para aparecer. “O primeiro passo é procurar a unidade de saúde mais próxima a sua residência e se consultar com um especialista em oftalmologia. A cirurgia é tranquila. A técnica que usamos é avançada, e a anestesia é à base de colírio tópico, então é bem fácil”, disse a supervisora do ambulatório, Chrislaine Barbosa.
Ranking
A verba destinada à Santa Casa contabilizou a pontuação no ranking estadual, no qual o hospital foi o segundo no interior paulista a realizar o maior número de procedimentos cirúrgicos em oftalmologia, que inclui catarata e pterígio (formação carnosa que avança sobre a córnea).De 2013 a junho de 2015 foram realizados mais de sete mil procedimentos cirúrgicos nesta especialidade. Todos feitos para atender aos pacientes do SUS de São Carlos e região. Em média, foram realizadas 200 cirurgias por mês nesses últimos dois anos.
Para o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior a verba extra permite a continuidade do programa. “O volume de pacientes mostra a necessidade de se fazer essas cirurgias, e ainda prestar serviço à população de forma gratuita”, ressaltou.
O médico e coordenador do Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa, Celso Davi Lopes, avaliou que há uma carência de hospitais na região aptos a realizar tais cirurgias. “E a Santa Casa cumpre um papel importante na atenção à Saúde, principalmente, por atender a pacientes do SUS.”
Lente envelhecida
De acordo com o oftalmologista, a catarata é uma doença ocular muito comum, que na maioria das vezes acomete pessoas acima de 60 anos, nada mais é do que uma lente envelhecida na visão e, na cirurgia, é feita à substituição dessa lente.
“As pessoas que têm esse problema sofrem muito e ficam incapazes de efetuar tarefas simples e o que nós fazemos é dar uma qualidade de vida melhor. Com a realização dos mutirões, muitos estão tendo a oportunidade de voltar a enxergar normalmente”, explicou.
Fonte: Site São Carlos Agora
A.V.