Ícone do site

Santa Casa da Bahia promoveu o 5º Meeting de Saúde

 

O Hospital Santa Izabel, da Casa de  Misericórdia da Bahia, promoveu entre os dias 24 e 26 de abril, no Tivoli EcoResort na praia do Forte,  o 5º Meeting de Saúde. O evento reuniu especialistas da área médica de todo país. Foi realizada uma Mesa Redonda, no dia 25/04, com o tema: “O desafio da eficiência garantindo sustentabilidade”.

Os serviços hospitalares para ter eficiência, requer um elevado custo financeiro. É difícil atender as expectativas dos clientes fazendo uma boa gestão, com a limitação de recursos que existe no setor. O mercado de saúde brasileiro representa 8% do PIB nacional e contabiliza mais de 4 milhões de profissionais. O Brasil possui 3.300 hospitais movimentando bilhões de reais. Entre os principais desafios estão a capacitação profissional e a gestão administrativa.

O Meeting colocou na mesma mesa das discussões dirigentes de hospitais privados, os secretários das Saúdes de Salvador e do Estado, empresas de tecnologia e representantes de bancos.

Participaram da Mesa redonda, o secretário de Saúde do estado da  Bahia, Fábio Vilas Boas, o secretário de Saúde do município de  Salvador, José Antônio Rodriques Alves, o  diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel,   Dr. Gilson Feitosa , o superintendente de Saúde da Santa Casa da Misericórdia, Eduardo Queiroz,  o presidente da Associação Nacional de Hospitais privados, Francisco Balestrin,  e a representante da União Nacional das Instituições de Autosugestão em Saúde, Denise Rodrigues Eloi de Brito.

Segundo  o secretário estadual da Bahia, Fábio Vilas Boas, o orçamento do Estado na Saúde em 2015 está no valor de 4,5 bilhões de reais.  Vilas Boas afirmou que na sua gestão ele vai “Gastar menos e oferecer mais com mais eficiência” realizando o remanejamento de recursos das atividades meios para atividades fins.

O provedor da Santa Casa da Bahia, Roberto Sá Meneses, afirmou que o Meeting foi bastante proveitoso por  permitir  aprofundar as discussões sobre os custos, a qualidade e o atendimento ao paciente.

Gilson Feitosa, Diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel, destacou que a administração hospitalar é uma atividade múltipla por envolver diferentes setores como por exemplo, farmácia, hotelaria, limpeza, gestão, entre outros.
Na opinião do secretário José Antonio Rodrigues Alves (SMS) o setor precisa, de fato, sair da parte de diagnósticos, dos debates, até porque já tem uma massa crítica definida, sabe o que deseja, e entrar numa parte mais política com coragem e liderança para sair do círculo fechado em que se encontra e avançar.

No encontro, os especialistas concluíram que para melhorar o serviço de saúde no país é necessário a união e esforço do Estado, municípios, e gestores hospitalares com ideias simples e inovadoras.  Outra solução sugerida é a  a criação de uma entidade que certifique a qualidade dos serviços hospitalares.
Em referência a situação da Saúde Pública na Bahia, os especialistas são unânimes em afirmar que a rede básica e de média e alta complexidade no interior do estado precisa ser  fortalecida para   evitar  o fluxo de pacientes que diariamente se direciona para Salvador e  Região Metropolitana, causando uma sobrecarga no atendimento.

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile