Sancionada lei que objetiva estimular os brasileiros mais pobres a não abandonar os estudos

Sancionada lei que objetiva estimular os brasileiros mais pobres a não abandonar os estudos
O programa Pé de Meia visa estimular a permanência de adolescentes na escola e a conclusão do ensino médio. Anualmente, devem ser gastos R$ 7 bilhões para 2,5 milhões de estudantes

Foi sancionada, nesta terça-feira (16), uma lei que tem o objetivo de estimular os brasileiros mais pobres a concluir o ensino médio, a não abandonar os estudos. O estímulo é por meio de uma poupança. Também foi divulgado o resultado do Enem.

Foi assim quase o dia todo: o site do Inep apresentou instabilidade e a maioria dos que tentaram consultar a nota do Enem na página do estudante não conseguiu. No fim do dia, o governo disse que técnicos da pasta estavam garantindo o acesso de todos ao sistema.

Mais de 4 milhões de candidatos se inscreveram para o Enem em 2023. O número é 13% maior que no ano anterior, mas apenas 2,7 milhões fizeram as provas. Considerando só os estudantes que terminaram o ensino médio em 2023, tanto na rede pública quanto privada, pouco mais da metade fez as provas do Enem.

 

A diferença entre inscritos e participantes não é novidade – ocorre desde 2009 -, mas agora o Ministério da Educação resolveu entender o motivo dessa abstenção e vai fazer, pela primeira vez, uma pesquisa para ouvir os estudantes.

“’Ah, porque ficou longe da minha casa’, ‘porque não acredito mais’, ‘me desestimulei’, enfim… Para que a gente possa tomar as ações baseadas em evidências efetivas, para a gente identificar o que o MEC precisa fazer, o que as redes precisam fazer, para garantir, primeiro, repito, que metade dos jovens que estão concluindo o ensino médio não fizeram o Enem e, depois, por que os jovens que se inscreveram não foram fazer a prova”, diz o ministro da Educação, Camilo Santana.

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe