O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou que serão abertos na capital baiana, 10 leitos exclusivamente para atender o público infantil. No total a cidade ficará com 30 leitos para atendimento pediátrico. A taxa ocupação está em 85%, nesta quinta-feira (6).
“Nós já estamos abrindo mais três leitos no Hospital Municipal. Nós temos sete leitos de UTI pediátrica nesse hospital, então, vamos para dez leitos nessa unidade”, disse o prefeito Bruno Reis, nesta quinta.
Serão contratados mais sete leitos e a prefeitura pretende abrir vagas em hospitais particulares. “Estamos tentando contratar na rede privada, mas eles também estão com dificuldades. Estamos tentando ampliar nossa parceria com o Martagão Gesteira. Hoje, o secretário Léo Prates tem reunião com o Martagão para viabilizar isso”, afirmou.
Prates explica que os sintomas e tratamentos para os dois casos são parecidos, e podem evoluir para quadros de “síndrome aguda grave”, quando há febre e falta de ar, por exemplo.
Os leitos de UTI pediátricos em Salvador chegaram a 95% de ocupação no fim do ano passado. O índice de ocupação já reduziu para 86%, mas os sinais de aumento de casos de Covid-19 e contaminação pela gripe Influenza, do vírus H3N2, em crianças, preocupa o poder público.