Pacientes que precisam fazer procedimentos cirúrgicos mais simples passaram a contar com um equipamento dedicado exclusivamente a esses casos, com a implantação do Hospital Dia no Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), localizado em Salvador. A inauguração da estrutura foi realizada na manhã desta terça-feira (26).
Com capacidade para 620 cirurgias por mês, o Hospital Dia tem o funcionamento atrelado ao ambulatório e ao serviço de urgência do Roberto Santos. A permanência máxima dos pacientes na nova unidade é de 12 horas. O Hospital Dia deve aumentar a produtividade e o número de cirurgias realizadas no estado, ajudando a liberar o andamento dos casos que demandam mais tempo do paciente no hospital. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, Sesab, o investimento da obra foi de R$ 2,38 milhões.
Esta é a segunda unidade do tipo na Bahia. A primeira fica no Hospital da Mulher, também na capital, onde são feitas intervenções ginecológicas. Já no Roberto Santos, o hospital dia será destinado à cirurgia geral, com procedimentos de hérnia, oftalmologia, otorrinolaringologia, varizes, dentre outros.
Outras obras estão previstas no Hospital Geral Roberto Santos entre elas a implantação de uma unidade de terapia intensiva (UTI) Cardio, a ampliação do Centro de Hemorragia Digestiva e a reforma das áreas de centro cirúrgico, setor de diálise, enfermaria de nefrologia e vascular, bem como a subestação.
O Hospital Geral Roberto Santos é o maior do estado e conta hoje com 600 leitos, de acordo com o Governador Rui Costa as obras já devem começam nos próximos dias.
Fonte: Agecom
Foto: Carol Garcia/GOVBA)
Redação Saúde no ar