Notícias

Salvador sedia evento sobre fontes de produção energética

Salvado sediou o 6º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída (CBGD); o evento aconteceu nesta quarta e quinta-feira (10 e 11), no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio. A programação teve como foco as fontes renováveis de produção energética; em meio ao cenário de crise de energia no Brasil e em outros países do planeta.

“O mundo está discutindo mudanças climáticas, com os países assumindo o compromisso de reduzir a emissão de gases do efeito estufa na COP26. Lançamos o programa Salvador Solar para estimular a geração de energia solar por meio de incentivos fiscais. Portanto, o momento para realizar este congresso aqui não poderia ser melhor”, frisou o diretor de Resiliência da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) Ivan Euler, que também é o coordenador do Salvador Solar.

Dessa forma, a iniciativa da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) e produzido pelo Grupo FRG Mídias e Eventos; o evento reuniu cerca de 70 palestrantes e 55 empresas nacionais, que expuseram equipamentos e serviços na Feira Brasileira de Geração Distribuída; realizada em paralelo ao congresso, atraindo mais de 3 mil pessoas para o congresso.

De acordo com o presidente executivo da ABGD, Carlos Evangelista; “Temos 84 milhões de pessoas que podem produzir sua própria energia no Brasil, mas apenas 640 mil estão fazendo isso. Salvador tem um enorme potencial de geração de energia solar, de biomassa, biogás, eólica, resíduos sólidos urbanos e hidrogênio verde. O principal desafio neste sentido é a conexão com as distribuidoras de energia local, para que as negociações sejam ágeis e nos permitam ter energia limpa, sustentável e mais barata”, disse.

Além disso, o presidente do Conselho da ABGD, Guilherme Chrispim, ressaltou que o Nordeste tem uma posição privilegiada para a expansão da matriz fotovoltaica, por obter um índice de irradiação solar maior do que a média do Brasil e que é o dobro do da Alemanha, um dos países que mais utilizam esta fonte de energia no mundo. A Geração Distribuída (GD) é destinada ao uso residencial ou comercial e industrial de pequeno porte.

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Joice Mara Araujo

Recent Posts

Saúde Integral masculina: alimentação, reprodução e sexualidade

Nesta terça-feira, 16.07, no Programa Em Sintonia, da Rádio Cardeal FM106.1, Patrícia Tosta entrevistou *Dr.…

54 minutos ago

Concurso TSE – Provas serão realizadas 08/12 – Inscrição até 18/07

As inscrições para o concurso unificado da Justiça Eleitoral terminam na próxima quinta-feira (18), às…

9 horas ago

2023 bate recorde de bebês com doenças respiratórias

Número chegou a 153 mil no ano, com média de 419 por dia De acordo…

10 horas ago

Saúde nos Bairros chega a São Cristóvão e Alto de Coutos

O programa Saúde nos Bairros está present , em mais duas localidades de Salvador: São…

10 horas ago

Médicos comemoram – Brasil saiu da lista dos 20 países com menores índices de vacinação infantil

Pesquisa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Mundial da…

10 horas ago

Evento – A Importância da vida ativa na 3ª idade

A radialista Patricia Tosta, apresentadora do Programa Em Sintonia veiculado pela @Cardealfm, está chegando com…

11 horas ago