Salvador registra 141 casos de microcefalia

Salvador notificou até o último sábado (19) 141 casos suspeitos de microcefalia das 271 ocorrências registradas em 62 municípios da Bahia. Dez mortes estão sendo investigadas, de acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Estado.

Os óbitos ocorreram nos municípios de Salvador (2), Itapetinga (1), Olindina (1), Tanhaçu (1), Camaçari (1) e Itabuna (1), Campo Formoso (1), Alagoinhas (1) e Crisópolis (1).

Algumas medidas estão sendo tomadas pelos órgãos do governo, a exemplo de campanhas e ações desenvolvidas pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde do Governo da Bahia, já funciona há 15 dias com o objetivo de atender às necessidades de produção e atualização de informações sobre o quadro epidemiológico baiano.

Medidas de vigilância, controle e atenção estão sendo desenvolvidas, além do envio de equipes para auxiliar os municípios na investigação em campo, clínica e laboratorial, sob coordenação da Sesab. Um plano para controle das microcefalias e redução dos agravos também está sendo estabelecido pelo órgão.

As notificações são possíveis graças aos registros imediatos realizados, pois acarreta numa melhor identificação de casos que se enquadram na definição do Ministério da Saúde. Qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente (até 24 h) pela equipe do estabelecimento de saúde onde foi realizado diagnóstico, por meio do formulário de notificação e ocorrência de microcefalia disponível no endereço www.resp.saude.gov.br.

Redação Saúde no Ar*

(A.P.N)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.