Salvador: Prefeitura inaugura Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+

Com o propósito de avançar na atenção à saúde integral das pessoas LGBT+, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inaugurou nesta sexta-feira (01), o Ambulatório Municipal Especializado em Saúde LGBT+, anexo do Multicentro de Saúde Carlos Gomes.

Na ocasião, a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos detalhou a estratégia do novo equipamento para a sociedade soteropolitana, autoridades municipais e estaduais, parceiros/as, representantes LGBT+ e imprensa. A criação do ambulatório representa mais um passo importante na implementação da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros, na capital baiana.

O ambulatório ofertará cuidado especializado em saúde em: Cuidado integral a pessoas trans e travestis, incluindo oferta de hormonização e acompanhamento das alterações corporais; Atenção aos casos de sofrimento mental moderado. Bem como, oferta de insumos de prevenção combinada ao HIV, incluindo a Profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP); Detecção precoce do câncer de colo do útero e mama.

Acesso

Para acessar o serviço, o(a) usuário(a) deve ser pessoa lésbica, gay, bissexual, pansexual, assexual, travesti, mulher trans, homem trans e pessoa não-binária, ter idade maior ou igual a 18 anos, ser moradora da cidade de Salvador e apresentar demandas de cuidado especializado.

O novo serviço está localizado no anexo do Multicentro de Saúde Carlos Gomes e funcionará de segunda a sexta-feira, das 08 às 17hs. Assim, os(as) pacientes podem procurar o serviço de maneira espontânea ou referenciados por outros serviços de saúde e serviços de assistência social e deve comparecer portando os seguintes documentos: Cartão do SUS, CPF, Documento de identificação com foto; e Ficha de

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe