Ícone do site

Salvador ocupa o 6ª lugar como capital mais endividada do Brasil

Boletim de Finanças dos Entes Subnacionais de 2022, publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional, com dados referentes ao ano de 2021, mostra Salvador como a 6ª capital mais endividada do Brasil. Além disso, na região Nordeste, a cidade é 2ª com o maior endividamento.

De acordo com dados do relatório, Salvador aparece com um índice de “Dívida Consolidada e a Receita Corrente Líquida (RCL)” em 37,5%, ficando atrás apenas de Fortaleza-CE (37,6%), Florianópolis – SC (48,4%). Bem como, Manaus – AM (58,7%), Rio de Janeiro – RJ (61,4%) e São Paulo-SP (62,7%).

Contudo, dentro da região Nordeste, está atrás apenas de Fortaleza, mas fica a frente de Recife-PE, que tem índice de 35,0%. No entanto, o indicador “Serviço da Dívida/Receita Corrente Líquida”, que avalia a solvência fiscal do município, coloca Salvador em 7º lugar com 2,5. O que indica uma boa capacidade de pagamento. Porém, os dados mostram que a situação de Salvador como pagador é boa a curto prazo, mas a longo pode gerar complicações.

Veja relatório completo aqui.

 

Campanhas Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile