A partir desta terça-feira (22), a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realiza o cadastramento de alunos novos da Educação infantil e um levantamento especifico da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O cadastramento segue até o próximo dia 16 de dezembro.
O processo de cadastro para Educação Infantil contempla crianças entre dois e cinco anos, nascidas de 1º/4/2017 a 31/3/2021, que estejam fora da escola e desejam pleitear vaga para o ano letivo de 2023.
Alunos já matriculados em unidades escolares municipais não precisam fazer o cadastro. O responsável pela criança deverá entrar no site da Smed e seguir o passo-a-passo.
Caso o responsável deseje, pode realizar a inscrição presencialmente em qualquer unidade escolar da rede municipal. Os documentos necessários são o CPF do responsável e a certidão de nascimento da criança, que deverá residir em Salvador, incluindo as ilhas de Maré, de Bom Jesus dos Passos e dos Frades.
Neste ano, crianças cujo responsável esteja sob medida protetiva e crianças em condição de acolhimento, possuem prioridade na matrícula da Rede Pública Municipal. Além disso, permanecem como prioritários o público-alvo da educação especial (pessoa com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento como TEA transtorno do espectro autista, e as crianças beneficiárias do Programa Auxílio Brasil ou que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os documentos comprobatórios de prioridade deverão precisar estar em anexo no ato do cadastramento. Uma equipe multidisciplinar realizará a análise da documentação anexada para validação.
A distribuição eletrônica das vagas ocorrerá na primeira semana de janeiro na Smed e terá ampla divulgação. As crianças contempladas com a vaga terão os nomes publicados no site do órgão municipal na mesma data.
A confirmação da matrícula acontece pelo responsável na escola onde a criança vai estudar. O Fala Salvador, no número 156, ou em um posto de atendimento presencial irá auxiliar no esclarecimento de dúvidas.