Ícone do site

Salvador ganha uma escola de Saúde Pública

Prefeitura inaugura Escola de Saúde Pública e Memorial Maria Odília no Comércio
A Prefeitura de Salvador entregou nesta sexta-feira (15) a Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), voltada para formação, estudos e pesquisas na área. Localizada na Rua Miguel Calmon, no Comércio, o equipamento foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis e pela vice-prefeita e titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Ana Paula Matos. O evento também marcou a abertura do Memorial Maria Odília, uma exposição permanente no mesmo espaço da escola, em homenagem à primeira médica negra do país.
O prédio da escola tem 1 mil metros quadrados de área, quatro pavimentos, sete salas de aula, um laboratório de atenção primária e saúde bucal, dois laboratórios de urgência e emergência, uma biblioteca, um estúdio, um auditório, um refeitório e uma sala de professores. O espaço tem capacidade para receber cerca de 400 pessoas em cada turno.
Na prática, a ESPS vai promover a formação e qualificação de profissionais em saúde, visando o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação. O espaço também realizará ações de educação popular em saúde, assim como atuará com estratégias de educação digital que ampliem a atuação dos resultados na formação de trabalhadores e estudantes.
A ESPS é equipada com Laboratório de Atenção Primária e Saúde Bucal, que conta com macas, consultório simulado, sala de debriefing, prática em odontologia e bancada para experimentos. Os Laboratórios de Urgência e Emergência, por sua vez, têm salas de controle de alta complexidade, dispositivos eletrônicos, como câmeras de alta definição, e estúdio para gravação e transmissões ao vivo para salas de aula.
MEMÓRIAL EM HOMENAGEM A PRIMEIRA MÉDICA NEGRA DO PAÍS:
O  prédio da Escola possui uma  exposição permanente inaugurada no prédio da ESPS homenageia a história de Maria Odília Teixeira, a primeira médica negra do Brasil. Ela nasceu em São Félix do Paraguaçu em 1884 e faleceu em Salvador em 1970, deixando legado histórico. A partir de um equipamento cultural em formato de árvore, como símbolo de ancestralidade, o visitante é convidado a conhecer e interagir com os fatos pertinentes à médica.
No entorno da árvore foram dispostas telas, bem como ilustrações que representam as diferentes fases da vida da personagem, visando fortalecer os vínculos da imagem de Maria Odília com as lutas atuais, criando laços de identificação.
Durante o recesso de final de ano, já haverá visitas guiadas ao Memorial Maria Odília para o público externo, a partir do dia 3 de janeiro. Para isso, é necessário fazer o agendamento no site da escola (https://esps.saude.salvador.ba.gov.br/). A visitação pode ser feita de terça à sexta-feira, das 10h às 17h.
Fotos: Betto Jr./ Secom PMS
Reportagem: Thiago Souza e Rodrigo Aguiar/ Secom PMS
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile