Salvador está na lista de cidades com surto de sarampo

O ministério da Saúde emitiu um alerta e  divulgou uma lista de cidades com surto de sarampo. São tem 39 municípios de São Paulo, incluindo a capital; três do Rio de Janeiro, incluindo a capital; e Salvador, totalizando 43 cidades.  Nas citadas cidades,  as crianças com idades entre seis meses e 1 ano precisam tomar uma dose extra da vacina, para evitar o contágio pelo vírus.As famílias que vão viajar para essas cidades também precisam vacinar os bebês com pelo menos 15 dias de antecedência. Essa vacina, chamada dose zero, não interfere no calendário de vacinação. Ou seja, as crianças também deverão receber a tríplice viral aos 12 e aos 15 meses, para se protegerem do sarampo, da rubéola, da caxumba e da catapora.

Para interromper a cadeia de circulação do vírus do sarampo, o Ministério da Saúde em parceria com os Estados e Municípios estão realizando diversas ações, entre elas, o bloqueio vacinal seletivo e ações de rotina de vacinação; e campanhas de vacinação para a população de 15 a 29 anos de idade, esta última, em alguns municípios.

A recomendação do Ministério da Saúde em vacinar as crianças de seis meses a menores de um ano de idade, que irão se deslocar para municípios que apresentam surto ativo de sarampo, deve ser mantida até 90 dias após o último caso confirmado de sarampo.

O Ministério da Saúde registrou, entre os dias 05 de maio e 03 de agosto deste ano, 907 casos confirmados de sarampo no Brasil, em três estados: São Paulo (901 casos), Rio de Janeiro (5) e Bahia (1).

Lista das cidades:

São Paulo

Atibaia

Barueri

Caçapava

Caieiras

Campinas

Carapicuíba

Diadema

Embu

Estrela d’Oeste

Fernandópolis

Francisco Morato

Guarulhos

Hortolândia

Indaiatuba

Itapetininga

Itaquaquecetuba

Jales

Jundiaí

Mairiporã

Mauá

Mogi das Cruzes

Osasco

Peruíbe

Pindamonhangaba

Praia Grande

Ribeirão Pires

Ribeirão Preto

Rio Grande da Serra

Santo André

Santos

São Bernardo do Campo

São Caetano do Sul

São José do Rio Preto

São José dos Campos

São Paulo

Sorocaba

Sumaré

Taboão da Serra

Taubaté

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Paraty

Nilópolis

Bahia

Salvador

 

Jorge Roriz.

 

Fonte: Ministério da Saúde

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.