Salvador caminha para uma epidemia de influenza, diz diretora técnica da SMS

Em entrevista nesta segunda-feira (20) à Rádio Metropole, Andrea Salvador, diretora de vigilância da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disse que a capital baiana “caminha para uma epidemia de influenza (vírus H1N1 e suas variantes, como a H3N2)”.

“O vírus já está disseminado por todo território [da cidade]. Precisamos, então, tomar novamente todos os cuidados. Não podemos deixar de usar máscaras, álcool em gel e evitar aglomeração. Temos que seguir toda ética gripal, que nunca foi flexbilizada. Mesmo quando se permitiu maior abertura dos eventos e comércio esses protocolos nunca foram abandonados. A situação é preocupante sim”, disse.

Também pode ocorrer surtos de outras doenças por causa da baixa vacinação

Especialistas temem que a queda na cobertura das vacinas oferecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) no Brasil e na Bahia contribua para a disseminação de doenças controladas ou, até mesmo, erradicadas no passado.
Segundo o balanço mais recente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), apenas 58% do público-alvo da capital havia completado o esquema vacinal até novembro.
sarampo, rubéola e catapora podem surgir devida a baixa vacinação

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.