Salvador – Ações contra o câncer de mama

 Hoje é celebrado o Dia Mundial de combate ao câncer de mama. A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar  a segunda edição do Dia D da campanha Outubro Rosa na capital no próximo sábado (21) com atendimento direcionado ao público feminino em cerca de 70 unidades de saúde de Salvador. As mulheres receberão avaliação dos profissionais de saúde para avaliação dos cânceres de mama e colo do útero e encaminhamento para exames.

A lista com as unidades disponíveis estará disponível para consulta no site

Nos shoppings as ações de promoção à saúde continuam nos próximos dias. No Salvador Norte Shopping as ações seguem até esta sexta-feira (20); no Shopping Bela Vista os serviços estão disponíveis até o dia 27 de outubro; no Shopping Paralela as atividades vão dos dias 23 ao dia 25 de outubro, e no Salvador Shopping a oferta de serviços de saúde ocorre nos dias 25 e 27 de outubro. 

PROGRAMAÇÃO DO DIA D, SÁBADO, 21/10

Incentivar cuidados e ampliar o acolhimento de mulheres são as propostas deste final de semana em Salvador, com a oferta de inúmeros serviços de saúde para o público feminino. Para isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza neste sábado (21) um novo DIA D do Outubro Rosa em mais de 60 postos e, no domingo (22), acontece o ‘Domingo é Delas’, no Largo de Irmã Dulce, na Cidade Baixa.
As atividades serão divididas em duas etapas. No sábado, das 08h às 16h, serão ofertados exame clínico das mamas para rastreio de nódulos, planejamento reprodutivo, agendamento e/ou encaminhamento para mamografias; ultrassom de mama, pélvica e transvaginal; atualização do cartão de vacina e das condicionalidades de saúde para o Bolsa Família; impressão de Cartão SUS com nome social, além de palestras sobre prevenção dos cânceres de mama e colo do útero, saúde bucal, nutrição, e atividades de higiene pessoal e beleza.
‘Domingo é Delas’
No dia 22 de outubro, as equipes de saúde desembarcam na Cidade Baixa para promover o ‘Domingo é Delas’, no Largo de Irmã Dulce, das 08h às 16h.
A estrutura de saúde irá disponibilizar, de forma agendada e por demanda aberta, exames de mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, e acima dos 35 anos com histórico familiar de câncer. Para a realização do exame deverá ser apresentado documento de identificação e o formulário do SISCAN. Caso a pessoa não tenha esse formulário, passará por uma análise prévia com a equipe de acolhimento.
Os exames de ultrassom pélvica, mama e tireoide serão realizados EXCLUSIVAMENTE para pacientes já agendadas.
As mulheres que tenham requisição para eletrocardiograma (ECG) e cirurgias eletivas de hérnia, vesícula e histerectomia poderão realizar o exame e marcações no local.
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe