Salvador – 12 mil pessoas não foram tomar a segunda dose da vacina contra Covid

Um relatório recente do Ministério da Saúde mostrou que mais de 1,5 milhão de pessoas deixaram de tomar a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 no país.

Em Salvador

Cerca de 12 mil pessoas não compareceram aos pontos de vacinação em Salvador para tomar a segunda fosse do imunizante contra a Covid-19. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20), pela prefeitura.

“É necessário que as pessoas sigam rigorosamente as orientações prestadas pelo Programa Nacional de Imunização, que estão alinhadas com as recomendações dos fabricantes dos imunizantes, para assegurar a proteção contra o vírus. O esquema vacinal incompleto não assegura a imunidade contra a doença”, reforçou Adielma Nizarala, médica infectologista.

A recomendação é que a dose de reforço da CoronaVac seja aplicada 28 dias após a administração da primeira, já a Oxford/ Astrazeneca, o indivíduo deve retornar em 90 dias. A informação sobre a data de retorno para aplicação da segunda dose está contida no cartão de vacinação do imunizado.

Segundo Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) a eficácia prometida só será entregue após as pessoas tomarem a segunda dose da vacina. A recomendação vale para os imunizantes Coronavac e Oxford-AstraZeneca,

Quem já passou da data marcada no cartão de vacinação, pode tomar a segunda dose. Basta ir ao posto de saúde com o cartão vacinal que comprova a aplicação da primeira dose e pedir a segunda dose. Isso vale para ambas as vacinas.

Não tomar a segunda dose coloca  a pessoa em risco de pegar a Covid com sintomas graves  e ainda inutiliza a preciosa vacina tomada na primeira dose.

Confira seu cartão de vacinação e fique atento a data.

Jorge Roriz

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.