Os trabalhadores que possuem saldo de cotas do Programa Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) têm até 5 de agosto para sacar os valores. Os saques acontecem pelo aplicativo FGTS, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Os beneficiários não necessitam comparecer às agências bancárias.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, atualmente, 10,5 milhões de trabalhadores possuem saldo no PIS-PASEP disponível para saque, no total de R$ 25,4 bilhões. O saque integral das cotas PIS-PASEP está disponível aos titulares das contas. No caso de falecimento do titular, os beneficiários legais poderão fazer o saque.
Tem direito a sacar as cotas quem trabalhou com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinada na iniciativa privada ou como servidor público no período de 1971 a 1988, e que ainda não tenha sacado as cotas do PIS-PASEP.
Contudo, caso não realize o saque até 5 de agosto, os recursos irão do FGTS ao Tesouro Nacional. Nesse caso, os interessados terão até 5 anos para realizar uma nova solicitação de retirada à União.
Os beneficiários com saldo de cotas do PIS-PASEP não precisam ir uma agência bancária para obter informações. No Aplicativo FGTS, que pode ser baixado gratuitamente, o trabalhador tem já na tela principal a opção de consulta ao saldo disponível para saque dos aos recursos. Também é possível consultar na carteira de trabalho digital.