Dizem que o ano só começa depois do Carnaval. Então vamos ficar atentos para curtir a maior e mais democrática festa do país sem colocar a saúde em risco. Para curtir os bloquinhos, a praia ou qualquer outro passeio durante a temporada, alguns cuidados precisam ser redobrados. Pensando em nossos olhos, a Transitions Optical, líder mundial na produção de lentes fotossensíveis que preza pela importância do autocuidado, destaca as principais precauções que devemos ter durante os dias de folia.
Segundo a oftalmologista Dra. Márcia Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina, alguns cuidados podem fazer toda a diferença para que você possa se divertir sem preocupação. Confira a seguir:
Glitter no lugar certo
Assim que falamos de Carnaval, já pensamos no glitter! O item, para a maioria indispensável no feriado, deve ser um dos pontos de atenção, principalmente se aplicado perto da região ocular.
Caso o produto caia nos olhos, pode causar arranhões na córnea que podem trazer bactérias, irritações ou até mesmo úlcera. Para evitar qualquer tipo de problema, não recomendamos o uso do produto perto dos olhos e sim em outros locais que não tragam riscos para o corpo como as costas, ombros e pernas. Recomenda-se glitter biodegradável.
Use óculos de sol
No Carnaval estamos sempre expostos ao sol! Sempre no auge do verão, período que os nossos olhos podem ser ainda mais afetados por raios solares e se não estivermos protegidos com óculos adequados, podem causar graves alterações em nossa visão, além de lesões na retina e o desenvolvimento gradativo de opacificação do cristalino, a lente natural do olho, levando a formação da catarata.
Vale destacar que as lentes precisam ter proteção UV, como as da Transitions, que previnem da exposição ao sol e evitam que os pólens e outras partículas entrem nos olhos. Para quem utiliza óculos de grau, as lentes são as mais indicadas, pois ajudam na proteção e se adaptam ao nível de luminosidade do ambiente, garantindo maior conforto visual evitando duras consequências à visão.
“Os óculos funcionam como uma barreira mecânica para evitar que os pólens e outras partículas, assim como confete, serpentina e o spray de espuma, usados nos bloquinhos de Carnaval, entrem em nossos olhos”, explica Dra. Márcia. Além disso, recomendamos também o uso de viseira ou boné, que também reduz a incidência de radiação solar nos olhos.
Para os óculos de grau, a alternativa é utilizar as lentes fotossensíveis, que ajudam na proteção e se adaptam ao nível de luminosidade do ambiente, garantindo maior conforto visual evitando duras consequências à visão. Além disso, recomendamos também o uso de viseira ou boné, que também reduz a incidência de radiação solar sobre os olhos.
Cuidado com as lentes de contato
“Na Transitions, temos o compromisso de destacar a necessidade dos cuidados diários com olhos desde a primeira infância. Desta forma, conseguimos contribuir para o bem-estar da saúde dos olhos em todas as circunstâncias”, finaliza Tatiana Nardez, gerente de marketing da Transitions Optical no Brasil.
Sobre a Transitions Optical