Quem tem hábito de limpar os ouvidos com hastes flexíveis – também conhecidos como cotonetes – e acha que estar proporcionando algo correto, precisa rever os conceitos. Pois as hastes flexíveis, além de atrapalhar o processo de higienização, pode causar otite e mesmo até surdez.
De acordo com os especialistas, o hábito de limpar ouvidos prejudica o processo já natural do corpo humano em empurrar para fora, ao realizar o movimento de mastigação ou mesmo da fala, a cera que já não está exercendo seu papel de proteção.
O médico especialista em Otorrinolaringologia, Wilian Mattos explica que ao usar estas hastes com algodão a pessoa tem a sensação que está higienizando o ouvido, entretanto, está empurrando a cera para locais de difíceis acesso – dificultando que o próprio corpo humano expulse-a. O médico salienta também que essa prática pode gerar o acúmulo da cera, o que pode acarretar em dores e infecções.
Ainda segundo Wilian Mattos, ao limpar de maneira inadequada o ouvido, além de desprotegê-lo, a pessoa também corre o risco de bloquear o canal auditivo, levando à perda de audição e até mesmo a ruptura do tímpano.
Veja algumas dicas de como higienizar corretamente os seus ouvidos:
– Limpe o ouvido logo após o banho, utilizando uma toalha e limpando somente até onde o dedo alcança. Essa, além de uma maneira de retirar o excesso de cera sem prejudicar o ouvido, não deixa também a cera ser empurrada em direção ao tímpano.
– Use cotonetes somente para a limpeza do ouvido externo, ou seja, parte do ouvido que você possa ver.
– Para uma limpeza interna consulte seu médico otorrino, ele irá indicar se há realmente a necessidade.
L.O.