Rússia planeja invadir Ucrânia “nos próximos dias”, alertam EUA

Otan e o presidente dos EUA, Joe Biden, alertaram que a ameaça de uma invasão russa da Ucrânia é “muito alta” e disseram acreditar que os russos estão armando pretextos para invadir a Ucrânia por meio de três ataques de separatistas em pontos da fronteira leste da Ucrânia.. Nesta quinta- feira(17/02), a  Rússia expulsou o vice-embaixador dos Estados Unidos do país

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, expressou nesta quinta- feira (17/02), no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) um alerta de que embora a Rússia negue, ela tem a pretenção de invadir a Ucrânia.

Blinken acusa a Rússia de planejar a fabricação de um pretexto para um ataque à Ucrânia que poderia ser “um ataque falso, ou até real, com armas químicas”, e disse: “A Rússia pode descrever esse evento como uma limpeza étnica ou um genocídio”.

“O governo russo pode anunciar hoje, sem qualificação, equívoco ou deflexão, que a Rússia não irá invadir a Ucrânia. Pode declarar com clareza. Declarar com simplicidade para o mundo, e depois demonstrá-lo enviando tropas, tanques e aviões de volta para os quartéis e hangares, e mandar os diplomatas para a mesa de negociação”, afirmou Blinken.

Blinken disse que as informações dos EUA indicam que as forças russas “se preparam para lançar um ataque contra a Ucrânia nos próximos dias”. Ele disse que pediu uma reunião ao ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, na semana que vem na Europa.

Através de satélites, os EUA afirmam que não ocorreu redução das tropás Russas na fronteira da Ucrânia.

A Rússia impoe a condição para ter paz, a Ucrânia não ser integrada a Otan. ( Organização do Tratado Norte)

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.