Em tempos onde as fragilidades humanas são mais evidenciadas, seja na violência, falta de ética, intolerâncias etc., existem instituições preocupadas em colaborar com o fortalecimento das relações e com a construção de uma sociedade de paz voltada para o bem comum. Um bom exemplo é o Rotary International, que concentra os seus esforços em seis áreas: promoção da paz, prevenção de doenças, acesso a saneamento e água limpa, saúde materno-infantil, educação básica, alfabetização e desenvolvimento comunitário.
Com a finalidade de capacitar líderes e planejar as diretrizes para próxima gestão 2016/17 estiveram presentes neste fim de semana em Ipiaú/ BA, mais de 300 lideres do Rotary Club do estado da Bahia, sob o comando do Governador do distrito 4550, Sr. Luiz Augusto Freitas Conceição. A tônica do Simpósio foi a integração dos diversos líderes dos Clubes Rotary, Rotaract e Interact, para construção de ações de promoção da vida.
Segundo o fundador Paulo P. Harris: “Seja qual for o significado do Rotary para nós, para o mundo, ele será conhecido pelos resultados que conquistar”. São mais de 34.000 Rotary Clubs no mundo que realizam projetos, atividades locais e formam parcerias para trabalhar em várias nações.
Em geral os associados são líderes em seus campos profissionais que com suas competências técnicas colaboram para soluções de problemas humanitários. Os membros trocam idéias e fortalecem a amizade de diversas maneiras: através de reuniões semanais de clubes, discussão on-line, grupos formados com base em interesses afins.Também desenvolvem programas de fortalecimento de lideranças para jovens através do Rotaract, Interact e dos Prêmios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA).
O Rotary faz parceria com outras organizações buscando potencializar o alcance e impacto de suas ações que podem ser desde a doação de alimentos, a participação de organizações humanitárias globais, trabalhando com uma ampla gama de parceiros a exemplo de: Universidades, Fundações, Centros de Pesquisas, UNESCO, UNICEF, Nações Unidas, Organização Mundial da Saúde, Instituições de Pesquisas entre outras.
Para ser um líder no Rotary é necessário integridade, conhecimentos especializados e um compromisso com o servir, disponibilizando-se a ajudar o próximo em suas necessidades.
Redação Saúde no Ar