No Rio de Janeiro, a comunidade da Rocinha, considerada uma das maiores da América Latina, inaugura hoje (8), às 10h, o centro de coleta seletiva Rocinha Recicla; o local usará metodologia internacional inovadora para garantir a despoluição ambiental na região.
A principal meta do novo centro é a coleta de plástico flutuante, impedindo o material de acabar no mar de São Conrado, poluindo o oceano. O centro vai funcionar no Complexo Esportivo da Rocinha.
O presidente da Associação de Recicladores do Estado do Rio (Arerj); Edson Freitas, comemorou o objetivo do novo centro de coleta, que é a geração de trabalho e renda. Ele explicou que da mesma forma que a pessoa procura uma casa de câmbio para trocar por reais; “você pode pegar qualquer material reciclável e, na casa de câmbio da reciclagem, que é essa agência de coleta seletiva, trocar pelos mesmos reais que troca o dólar. Só que tem um diferencial nessa atitude inicial. Ela vai gerar mais trabalho, mais renda e vai preservar o meio ambiente”.