As perspectivas não são das mais animadoras para os humanos : os cientistas prevêem que a inteligência das máquinas se equiparará à de humanos até 2050. Os computadores robôs, conforme especialistas, já estão começando a assimilar informações a partir de dados coletados,da mesma forma que crianças aprendem com o mundo ao seu redor.
A professora Fei-Fei Li, da Universidade de Stanford, nos EUA, diretora do laboratório de visão computacional da instituição, passou 15 anos ensinando computadores a enxergar, e seu objetivo é criar olhos eletrônicos para robôs e máquinas e torná-los capazes de entender o ambiente em que se encontram.
Para ela,isso significa que estamos criando máquinas que podem ensinar a si mesmas e participar de jogos de computador, além de se comunicar simulando a fala humana, como acontece com smartphones e seus sistemas de assistentes virtuais.
Em reportagem à BBC Brasil, Fei-Fei explica que ninguém diz para uma criança como enxergar e que ela aprende isso por meio de experiências e exemplos do mundo real.” Se você pensar, os olhos de uma criança são como um par de câmeras biológicas que tiram fotografias a cada 200milissegundos, o tempo médio dos movimentos oculares. Então, aos 3 anos de idade, uma criança teria centena de milhões de fotos. Isso é um grande treinamento,”enfatizou.
A.V.