Robô Da Vinci chega ao Hospital São Rafael

Em Salvador, o robô Da Vinci foi Inicialmente implantado no hospital Santa Izabel, e agora passa também  a estar disponível Hospital São Rafael.

O Sistema da Vinci é um equipamento que permite que o cirurgião opere afastado do paciente com avanços tecnológicos possibilitando uma visão 3D HD (tridimensional em alta definição) dentro do corpo; movimentos através de instrumentos articulados que podem executar ações mais precisas e mais complexos que a mão humana e livre de tremor; ampliação da visão, precisão e controle. O tratamento do câncer de próstata busca atingir a cura e minimizar os riscos de complicações relacionadas ao tratamento.

Os especialistas garantem que o uso de robôs em cirurgias, reduz o sangramento, o tempo de internação e as cirurgias possuem  incisões menores. No Hospital Santa Izabel,  já existe um Robô Da Vince. que é o nome dado aos robôs cirurgiões.

Agregar tecnologia na medicina, especialmente na Oncologia Urológica, tem como principais benefícios a redução de impacto na qualidade de vida e melhora na sobrevida.

O urologista Dr. Frederico Mascarenhas, um dos poucos habilitados, em Salvador, a realizar cirurgias robóticas, está comemorando a chegada do robô Da Vinci ao Hospital São Rafael. “Não é todo hospital que tem o privilégio de iniciar o programa de cirurgia robótica, com médicos que, acumulam mais de cem cirurgias realizadas”, destaca Mascarenhas.

A urologia é a especialidade que mais utiliza a plataforma robótica no Brasil,  principalmente no tratamento do câncer de próstata. Contudo, tais como Ginecologia, Coloproctologia, Cirurgia Torácica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, tumores renais (nefrectomias parciais ou radicais), tumores de Adrenal (Adrenalectomia), tumores da bexiga (cistectomias) Na urologia e mal formações congênitas (pieloplastia).

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.