Rio Grande do Sul: Fiocruz identifica 25 casos da variante XQ

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) identificou 25 casos da cepa recombinante XQ, no Rio Grande do Sul; o estado é o  primeiro onde há transmissão local desse vírus da covid-19. O coronavírus XQ é uma mistura do genoma de duas linhagens da variante Ômicron, BA.1 e BA.2.

A cepa XQ já havia sido identificada de modo isolado Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Contudo, os casos no Rio Grande do Sul tiveram identificação em diferentes cidades, entre os meses de março e maio.

De acordo com a pesquisadora do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Paola Resende;  até o momento, não há indicação de que o vírus esteja associado a maior gravidade de casos da covid-19; isso porque a população apresenta boas taxas de vacinação e muitos já foram expostos a infecções prévias.

Além disso, segundo a Fiocruz, no Rio Grande do Sul, em março, foram detectados dois casos do coronavírus XQ;  que representaram 0,3% dos 324 genomas sequenciados; em abril, foram oito casos, correspondendo a 8% dos 98 sequenciamentos; e em maio, 15, o que representou 7% dos 109 casos analisados.

 

Campanha Vidas Importam

 

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.