Portal Saúde no Ar

 
Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Rim policístico é o tema desta quinta

O programa Saúde no Ar desta quinta-feira (17.09) vai ser sobre  rins policísticos, ou doença renal policística (PKD, sigla de Polycistic Kidney Disease), moléstia genética, relativamente comum, progressiva e hereditária. O especialista que vai falar sobre ela é o nefrologista Marco Luna, especialista em transplantes de rins, do Hospital das Clínicas.

Em 90% dos casos a doença decorre de mutações nos genes PKD1 (85%) e PKD2 (15%), que passa de pais para filhos de forma dominante, ou seja, se um dos pais tiver a doença, seu filho tem chance de 50% de ter também. Quando descoberto de doença renal policística em uma família, todos os parentes próximos deverão ser investigados após os 18 anos de idade e aconselhados, caso desejem ter filhos.

A doença se manifesta em ambos os sexos, independente de idade ou etnia. Sua principal característica é a  presença de múltiplos cistos nos rins, que crescem lenta e progressivamente e são preenchidos com líquido, como se fossem várias bexigas ou bolhas cheia de água de diferentes tamanhos. O tipo mais comum é a doença renal policística do adulto (DRPA), que acomete pessoas na faixa de 30 a 40 anos de idade.

Os sintomas da doença renal policística ocorrem geralmente devido ao crescimento dos cistos, que aumentam o tamanho dos rins. Isso faz com que apareçam:
•    Dor nas costas, contínua ou intermitente, na região lombar
•    Dor no abdômen
•    Sangue na urina
•    Urina excessiva à noite.

O programa, conduzido por Patrícia Tosta, vai ao ar a partir das 8h na Rádio Excelsior da Bahia (AM 840), podendo ser sintonizado também na nossa Rádio Web, no site www.portalsaudenoar com.br. Os interessados podem fazer perguntas através do telefone 3328.7666 ou do WhatsApp 9681.3998. Na foto podem ser vistos,um rim normal à direita e um rim policístico à esquerda .

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.