Ícone do site

Rímel em excesso pode prejudicar os cílios

Quando o assunto é rímel, automaticamente pensamos na figura feminina. Afinal o produto de beleza tem o poder de elevar a autoestima de algumas mulheres – ao deixar os cílios enormes e megacurvados – no entanto, seu excesso nas faces delas pode causar danos estéticos, a exemplo, a perda das pestanas.

De acordo com a dermatologista Miriam Sabino, quem usa maquiagem todos os dias pode danificar os cílios sem saber, isso porque alguns produtos prejudicam os pelos em caso de uso contínuo.

Para a evitar os problemas, a especialista recomenda remover adequadamente a máscara com um produto demaquilante específico para a área dos olhos, já que os rímeis à prova d’água são mais prejudiciais, e podem causar até a queda dos cílios. Ela acrescenta ainda que os rímeis à prova d’água são mais difíceis de retirar e podem acumular resíduos, o que danifica o pelo.

A dermatologista adverte que é preciso limpar adequadamente à área dos olhos e enfatiza que as mulheres que não saem de casa sem maquiagem, devem ter o cuidado redobrado, entretanto, são mais propensas as irritações, as chamadas dermatites de contato, precipitando a queda dos cílios.

Caso isso ocorra, existem tratamentos que aceleram o crescimento e ajudam as pestanas a voltar ao normal. Normalmente os cílios demoram em torno de 30 a 45 dias para crescer novamente.  Miriam alerta que para tornar esse crescimento mais rápido, é indicado o uso de vitaminas tópicas e via oral à base de pantenol e biotina – que devem ser prescritas por um especialista.

As mulheres adeptas aos cílios postiços para ficar com o olhar mais atraente, também correm o risco de perderem as pestanas naturais. No entanto, esse tipo de acessório, em grande parte contem cola especial para a sua fixação, o que pode danificar ainda mais essa região. Miriam explica que na hora de removê-los, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que as pestanas verdadeiras podem ser arrancadas inadvertidamente, causando falhas e, consequentemente, provocando alergias de contato.

Para evitar problemas futuros, segue abaixo algumas dicas da dermatologista de como manter os cílios bem cuidados e bonitos:

– Deve-se retirar todo e qualquer tipo de maquiagem, principalmente à noite.

– Utilizar produtos demaquilantes específicos para as áreas dos olhos e lavá-los preferencialmente com xampu infantil, além de secar com uma toalha macia e sem fazer movimentos de fricção, pois a pele das pálpebras é extremamente sensível.

– Máscaras que não sejam à prova d’água são uma boa opção para evitar problemas com os cílios.

– Tenha cuidado ao escolher produtos para maquiagem da área dos olhos, particularmente rímel. Observe se o mesmo foi testado oftalmologicamente.

L.O.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe
Sair da versão mobile