Revisão de mais de 600 publicações científicas sobre o combate a obesidade

Estudo publicado pela Revista The Lancet revisa mais de 600 publicações científicas dos últimos anos sobre o combate à obesidade

Dr. Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, é um dos coautores do material que servirá de guia para tratamentos contra obesidade nos próximos anos

 

São Paulo, 10 de fevereiro de 2023 – A The Lancet, a mais importante revista médica, solicitou uma revisão que contempla os estudos dos últimos anos e que promete se transformar em um guia para todos os profissionais que atuam no tratamento da obesidade. A revisão conta com a participação do Dr. Ricardo Cohen, coordenador do Centro Especializado em Obesidade e Diabetes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e um dos coautores do material.
São avaliadas as opções de tratamento disponíveis hoje e que serão inseridas no mercado nos próximos anos, entre mais de 20 tipos de drogas antiobesidade (medicações), abordagens genéticas (como diagnóstico e escolha da melhor terapêutica) e as diferentes opções cirúrgicas utilizadas no combate à obesidade.
Foram avaliadas centenas de publicações de alto nível de evidência com relevância e impacto na área. A originalidade e data de publicação, com análise de dados de pacientes com obesidade e períodos mais longos de observação. Além disso, foram selecionados estudos randomizados e controlados, estudos de caso-controle prospectivos, meta-análises e revisões sistemáticas publicados nos mais importantes periódicos de medicina. Ademais, a revisão sugere avaliações e tratamentos individualizados, considerando os benefícios, taxas de complicações, custos, comorbidades e qualidade de vida dos pacientes portadores de obesidade.
De acordo com o Atlas Mundial da Obesidade, divulgado em 2022 é esperado que o Brasil viva com 29,7% da população adulta com obesidade até 2030. Deste total, 33,2% serão mulheres e 25,8% serão homens. No cenário mundial, o número é ainda mais impactante: estima-se que mais de um bilhão de pessoas adultas apresentará algum grau de obesidade nos próximos oito anos, o que representa 17,5% da população global. Atualmente a obesidade é considerada a maior pandemia do século XXI.
“O mundo vive uma grande epidemia de obesidade que precisa ser tratada de forma adequada. O grande objetivo desta importante publicação é auxiliar os profissionais de saúde a escolher o tratamento mais adequado para cada indivíduo. O tratamento desta doença crônica e progressiva, é multimodal. Este artigo é um guia que ajuda na escolha da melhor opção, seja ela medicamentosa, cirúrgica ou até mesmo associando a cirurgia com farmacoterapia”, afirma o Dr. Cohen.

 

Sobre o Hospital Alemão Oswaldo Cruz

Fundado em 1897 por um grupo de imigrantes de língua alemã, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz é um centro hospitalar de grande porte e referência em alta complexidade. Em 2022, completou 125 anos oferecendo aos pacientes acesso aos mais altos padrões de qualidade e de segurança no atendimento, atestados pela certificação da Joint Commission International (JCI), principal agência mundial de acreditação em saúde. Com corpo clínico renomado, formado por mais de 4,7 mil médicos cadastrados ativos, e uma das mais qualificadas assistências do país, o Hospital tem capacidade total instalada de 806 leitos, sendo 583 deles na saúde privada e 223 no âmbito público. A Instituição foi reconhecida pela Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para trabalhar no setor de saúde, na categoria de Hospitais, e no terceiro setor com destaque em Gestão Saudável. Desde 2008, atua na área pública como uma das Entidades de Saúde de Reconhecida Excelência (ESRE) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde.

 

Hospital Alemão Oswaldo Cruz — Link

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe